O episódio 12 do AromaVoice tem como objetivo dar a conhecer o papel da Aromaterapia na saúde da mulher.
Qual a sua importância? Como se deve utilizar ao longo do dia a dia da mulher de forma a ajudá-las ao máximo?
Neste episódio também é dado ênfase nas malditas enxaquecas. Estas são uma das principais queixas das mulheres ao longo da vida. Vamos também descobrir como a Aromaterapia pode ajudar nestas situações. Tudo dentro do quadro da saúde da mulher.
Quem é a Sónia Dias?
A Sónia é esteticista, massoterapeuta e técnica de Medicina Tradicional Chinesa. Mais recentemente, tornou-se Aromaterapeuta Certificada formada pelo IPA. É muito apaixonada por tudo o que tem que ver com a saúde da mulher e sente como uma mais-valia a sua experiência também no contacto com o público.
Quem é a Diana Tomásio?
A Diana, nossa segunda convidada é também Aromaterapeuta e membro do núcleo da saúde da mulher. Está a especializar-se, cada vez mais, na saúde feminina, estando a dar os primeiros passos. A própria Diana sofre bastante com enxaquecas e usa a Aromaterapia para controlar os sintomas. Para além de ter muito interesse por terapias alternativas, tem também o objetivo de aprender mais sobre massagens. Isto porque as massagens são uma grande ajuda para melhorar os sintomas associados às dores de cabeça e enxaquecas.
3 benefícios dos óleos essenciais na saúde da mulher
1º – Benefício emocional
Os óleos essenciais, ao serem inalados, vão diretos ao nosso sistema límbico que se localiza no cérebro. É o sistema que está associado às emoções e comportamento. Ao inalar um óleo essencial, este vai buscar recordações e emoções que temos gravadas em nós. Pode parecer que não, mas as emoções influenciam bastante o nosso estado. Os óleos ditos “emocionais” são os que têm maior efeito neste sistema referido pela Sónia. Este efeito é praticamente imediato, o que torna os óleos essenciais ótimos aliados destas terapêuticas.
2º – Benefício hormonal para as mulheres
Como sabemos, nós mulheres, somos confrontadas, todos os meses, com o ciclo menstrual. Muitas vezes, a nível emocional e hormonal, este ciclo transforma-se numa autêntica “montanha-russa”. Os óleos essenciais são excelentes, porque se podem usar desde a primeira menstruação até à chegada da menopausa. Tem propriedades terapêuticas que podemos utilizar desde muito jovens. Isto ajuda a controlar as nossas hormonas ou a nossa menstruação se for excessiva, por exemplo. Também pode ajudar muito a nível de dores. Por outro lado, na menopausa, ajuda a aceitar as mudanças normais desta altura da vida. Por todas estas razões, os óleos essenciais são mesmo grandes aliados no controlo das nossas hormonas.
3º – Benefício a nível físico
É outro aspeto muito importante. A verdade é que nós mulheres somos multifacetadas, ou seja, somos mulheres, mães, trabalhadoras… o que pode contribuir para um forte cansaço ao fim do dia. Os óleos essenciais ajudam muito nestas situações. Podemos usá-los ao longo do dia todo, desde manhã até à noite, seja por difusão ou com ajuda do “roll-on”. É mesmo possível levá-los sempre connosco ou ter produtos de banho que tenham na sua composição estas soluções naturais.
Como a Aromaterapia pode ajudar com enxaquecas e dores de cabeça?
Existem vários tipos de soluções naturais para conseguir lidar melhor com as enxaquecas. A Diana apresenta-nos algumas das suas soluções preferidas.
Óleos essenciais anti-inflamatórios e analgésicos: Hortelã-pimenta, lavanda e alecrim que utiliza normalmente em roll-on. Mas para quem é inexperiente e que experimentar, o melhor é fazer uma difusão no difusor ou difusão passiva.
Têmporas, entre sobrancelhas, nuca são alguns dos locais estratégicos onde podemos aplicar os nossos óleos essenciais de forma tópica.
Em que zonas utilizar os Óleos Essenciais?
A Diana partilha que apenas coloca a soluções exatamente nos locais onde sente mais dor. Quando sente que a enxaqueca está mais forte, também existe outro truque, que é colocar nos pulsos para poder ir inalando ao longo do dia.
Outras opções de óleos essenciais são o Óleo Essencial de Frankincense e o Óleo Essencial de Copaíba (Contém 4 espécies: Copaifera coriacea, C. langsdorffii, C. officinalis e C. reticulata.).
Nota: Óleo Essencial Hortelã-Pimenta (Mentha Piperita) não se deve usar puro e deve-se ter muito cuidado quando utilizado no rosto, pois é uma área muito sensível.
Não existe uma única forma de utilizar óleos essenciais
Como foi referido acima, é possível utilizar a Aromaterapia de várias formas, seja por difusão passiva ou ativa, topicamente ou internamente, através de ingestão. No entanto, uma das melhores maneiras de controlar sintomas ao longo do dia é realmente através de bijuterias aromáticas. Isto permite-nos criar um suporte e uma estratégia para usarmos no nosso dia-a-dia.
Leia também “Como usar os Óleos Essenciais de forma criativas“
Quais os óleos essenciais para a Saúde da Mulher preferidos da Sónia Dias e onde os utilizar?
Para a Sónia, o óleo essencial predileto é o Óleo Essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia). Seja pelo seu cheiro, pela calma que lhe transmite. A nossa Aromaterapeuta até chega a confessar que não dorme sem antes colocar umas gotinhas de lavanda no seu difusor antes de se deitar. Para além disso, e com um efeito contrário, outro dos seus óleos preferidos é o Óleo Essencial de Neroli (Citrus x aurantium) que dá energia e ajuda a nível emocional.
No que diz respeito ao ciclo menstrual da mulher, outros dos óleos falados foram: Óleo Essencial de Sálvia Esclareia (Salvia sclarea). Este óleo ajuda muito a aliviar dores e na regulamentação hormonal. Claro que isto varia de mulher para mulher e é muito importante pedir ajuda profissional quando se tem dúvidas.
Em termos de formas de aplicação, a Sónia recomenda “roll-on” aplicados topicamente nas zonas onde costumamos aplicar perfume, nos pulsos e pescoço.
Com esta conversa foi possível entender o papel preponderante que os óleos essenciais têm no ciclo menstrual das mulheres, enxaquecas e outras questões mais relacionadas com a saúde feminina.