Desde criança que a Ana tem uma forte ligação com pessoas da terceira idade. A certa altura começou a sentir que a sociedade se esquecia muito delas e não entendia porque eram desvalorizadas, o que fazia que se sentissem tão sózinhas.
Em 2017 passou a ser cuidadora informal a tempo inteiro da sua avó materna que, depois de uma hospitalização longa, não voltou a andar. Através do contacto diário com a equipa médica e enfermagem que vinha a casa ajudar, foi adquirindo conhecimento e técnicas para proporcionar o máximo de qualidade de vida à sua avó.
Em 2019, por motivos emocionais, entrou no mundo da aromaterapia. Desta forma pode testemunhar em primeira mão os poderes dos óleos essenciais. Para a Ana foi claro que os óleos essenciais poderiam ajudar muito a sua avó, tanto a nível físico como emocional, melhorando muito o seu dia a dia.
Mesmo com esta incapacidade de andar à cerca de 6 anos, não tem ulceras de pressão. A Ana usa óleos essenciais também a nível emocional e respiratório para assim evitar o máximo de medicação. Os resultados são tão visíveis que é a própria avó que muitas das vezes pede a aplicação dos óleos essenciais assim que sente algum desconforto.
Esta paixão pela Aromaterapia e o sucesso no seu uso é de tal forma que a Ana foi transmitindo o seu conhecimento às enfermeiras que trabalham diariamente com a ela. É a ela que recorrem quando têm alguma dúvida na sua utilização.
Atualmente sendo formada em Aromaterapia Profissional pelo IPA e também em terapias holísticas, decidiu ampliar o seu conhecimento para a Geriatria tendo iniciado a Formação de Acupressão no tratamento da Dor. O objetivo é potenciar ainda mais o poder dos óleos essenciais e revolucionar a antiga crença ainda existente na mentalidade da sociedade de que “sendo velho é normal ter dor”.