Uma das melhores alternativas preventivas a colocar futuramente em prática como apoio e prevenção no bem-estar geral, físico e psicológico na terceira idade é a utilização dos Óleos Essenciais.
Em Portugal, segundo dados da PORDATA em 2020, tínhamos 34,7% da população portuguesa idosa e em situação de dependência. A utilização diária dos Óleos Essenciais pode contribuir para:
- Prevenção da Depressão Vivendo sozinhas e sem motivação para a realização de tarefas diárias, a terceira idade fica mesmo com tendência a se isolar demasiado, havendo mesmo as que estão acamadas sentindo diariamente que não contribuem para nada para a sociedade e perdendo assim a vontade de viver.
- Combater Dores Com a falta de atividade física na terceira idade, pode surgir ou aumentar a dor ou até pode surgir o aparecimento de algumas doenças, tais como a artrite e osteoporose.
- Redução de Stress Ter tempo livre não é sinal de melhor qualidade de vida, e a terceira idade é a prova disso, pois a maioria não ocupa o seu tempo livre e, por isso, é comum o aparecimento de pensamentos negativos, tais como o medo da morte. Com este pensamento constante, logo estão sujeitas ao aumento de níveis de stress elevados no seu corpo.
- Auxilia junto com o tratamento de algumas doenças Com a idade avançada, é muito comum em algumas pessoas o aparecimento de problemas de saúde, como por exemplo, a Alzheimer, Parkinson ou Pressão Arterial Elevada. Nestes casos, a Aromaterapia é um extra no tratamento e podendo mesmo contribuir para o controlo dessas doenças, aliviando os sintomas e trazendo conforto diário.
Óleos Essenciais em Geriatria:
- Depressão: Laranja Doce, Rosa Combater Dores: Gengibre, Camomila
- Redução de Stress: Olíbano, Lavanda
- Auxilia junto do tratamento de algumas doenças: Olíbano, Lavanda, Alecrim, Manjerona, Limão Siciliano
Os óleos essenciais podem ser utilizados de 3 maneiras possíveis na terceira idade: topicamente, devidamente diluídos por um óleo vegetal, através de uma massagem nos pés ou na coluna; aromaticamente, em difusor, difusão passiva usando pulseiras ou colares apropriados ou através de uma pedra de lava.
Para a utilização correta e segura da aromaterapia em Geriatria, recomenda-se sempre uma avaliação junto de um Aromaterapeuta certificado, pois pode haver possíveis contraindicações junto da toma de certos medicamentos.
A Aromaterapia é a última esperança de quem deseja viver do tempo com a melhor qualidade de vida possível, por isso comece hoje a sentir os benefícios que a Natureza nos oferece.