Como acabar com a briga com sono na hora de dormir? Esta é a pergunta de 1 milhão de dólares! Brigar com o sono é o eterno dilema dos pais, um stress e um desgaste constante.
Por norma, quando as nossas crianças dormem mal, também nós, os pais, dormimos mal. Para a Maria, a minha filha, dormir era uma perda de tempo, um momento de stress e, devo confessar, o pior momento do meu dia. O facto de saber que ia haver birras, resistência e choro, fazia com que eu, automaticamente, já fosse deitá-la ‘a medo’ e , claro está, a pequena sentia tudo isso.
Leia também: Está na hora de ir dormir: o sono das crianças
A minha filha começou a dormir – como consegui resolver a briga com o sono
Hoje partilho consigo a principal razão que me levou a procurar uma solução natural para ajudar a minha pequena.
A Maria dormia cada vez menos
A Maria nunca foi uma bebé dorminhoca, desde cedo que dormir grandes sestas não era com ela e, com o avançar da idade, tudo piorou. Passou de não gostar de dormir a sesta para não gostar de dormir de todo. Desesperada e quase a ficar louca decidi que tinha de arranjar uma solução.
Felizmente, pela minha predisposição para o ‘natural’ e ‘não convencional’ privilegiei desde logo as soluções naturais. Neste caso em concreto, a Aromaterapia e os seus maravilhosos óleos essenciais. Adquiri o meu primeiro kit de óleos essenciais quando percebi que, para além de me ajudar no sono da Maria, poderia também ajudar noutras questões cá em casa.
Li, procurei formação e muni-me de todas as ferramentas para preparar uma solução natural adaptada à idade da menina.
Por um lado, preparei a sinergia “Sono Tranquilo” para aplicar topicamente. O objetivo era que ajudasse a Maria a ter um sono tranquilo, constante e reparador. Nesse sentido, coloco um pouco da solução nas costas da minha filha todas as noites antes de dormir. Tem tido resultados incríveis.
Por outro lado, também comecei a experimentar uma outra solução, desta vez em spray em que colocamos no ambiente e no pijama como se fosse um perfume para chamar o sono. Curiosamente, fiz desta aplicação um momento divertido entre mim e a Maria. Sem saber, foi ela mesma que o batizou: “Spray do Hoho“. Esta é a solução que hoje em dia faço para outras mães que precisam de ajuda e de acompanhamento para melhorar o sono dos seus filhos.
Se estiver interessada/o numa destas soluções pode sempre contactar-me. Todas as informações estão no final deste artigo.
Os resultados incríveis graças aos Óleos Essenciais
Passado sensivelmente um mês, os resultados estavam à vista: A Maria já dormia a noite toda.
Claro que este spray não é miraculoso! Há que avaliar se existe algum desconforto na criança, para percebermos como podemos ajudar.
A fase do nascimento dos dentes, por exemplo, é difícil para os miúdos. Muito devido ao desconforto e dor que sentem. O facto de terem medos, ou até mesmo um dia mais agitado na creche podem influenciar o sono.
A aplicação tópica ou até a difusão de alguns óleos essenciais podem ser uma ajuda. No entanto, devemos sempre ter especial atenção às quantidades de óleo essencial que usamos. Procurar acompanhamento especializado é muito importante.
As noites são complicadas aí em casa?
O Óleo Essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia) é um dos poucos óleos essenciais que pode ser utilizado com e em bebés e, neste caso em particular, pode ajudar bastante devido à sua ação calmante e relaxante. Especialmente com crianças mais pequenas, o uso de óleos essenciais deve ser realizado com a ajuda de um profissional de forma a tornar a sua utilização tão segura quanto possível.
Recebo vários contactos de mães que, desesperadas, querem ver resultados imediatos, compreendo-as perfeitamente. A utilização dos óleos essenciais é um caminho. São as pequenas rotinas e utilizações diárias que vão ajudar a que os resultados comecem a aparecer.