atendimento ao público

A Aromaterapia em espaços de atendimento ao público

Aliar os efeitos terapêuticos dos óleos essenciais ao atendimento ao público pode ser uma maneira de alavancar o negócio. Descubra como!
Tempo de leitura: 3 minutos

Cada vez mais os negócios têm que se distinguir pela diferenciação. Para tal é necessário reinventar novas formas de fidelizar e atrair clientes e aumentar vendas. 

Uma forma de o fazer pode passar por proporcionar ambientes favoráveis e agradáveis aos seus colaboradores e clientes. Assim, é possível aumentar a produtividade, a rentabilidade e os lucros.

A forma como se olha para o cliente, também está interligada. Hoje em dia, tanto em empresas como no comércio, a visão está a mudar. Cada vez mais se considera o cliente como uma pessoa com sentimentos e emoções. A ideia de cliente comprador, consumidor ou utilizador do serviço, que obtém algo em troca mediante um pagamento está cada vez mais afastada.

O despertar de reações

A procura de uma forma para despertar no cliente reacções mais emotivas do que racionais tem sido cada vez mais constante para quem tem um espaço aberto.

O objetivo é procurar uma nova forma de cativar e fidelizar, de forma a que o cliente se lembre da sua loja ou serviço. 

Mais do que os produtos ou serviços, é a experiência emocional que nos marca.  

A maior parte do marketing existente apela muito à parte visual e auditiva. Em contrapartida, há estudos que comprovam que as pessoas conseguem memorizar mais pelo olfacto do que pelos outros quatro sentidos humanos. 

Assim surge o Marketing Sensorial!

Um marketing que tem por base a estimulação dos 5 sentidos. Através de cores, de música, da organização dos espaços e mais recentemente, pelo aroma. É este último ponto que representa o marketing olfativo.

De certeza que se lembram do cheiro que uma padaria tem, do cheiro do dentista ou do hospital ou mesmo o cheiro de uma determinada loja. As pessoas conseguem reter na memoria algumas marcas de produtos e/ ou serviços somente pelo cheiro que essas marcas têm.

Isto porque o olfacto é o primeiro sentido a ser desenvolvido no ventre materno e quando inspiramos as moléculas aromáticas, elas entram pelo nosso nariz e vão directamente ao nosso cérebro, ao sistema límbico, onde estão registadas as nossas emoções, as nossas memórias e que vão condicionar as nossas reacções.

atendimento ao publico PIN

A aromaterapia pode ser um excelente aliado em espaços abertos ao publico, não só para dar um cheiro agradável ao espaço, mas também com objectivos terapêuticos.

Os óleos essenciais são compostos químicos naturais extraídos das plantas e por isso têm todas as propriedades terapêuticas das plantas e, dependendo do objectivo do espaço, a difusão de determinados óleos essenciais específicos, pode ser uma vantagem competitiva, conciliando as necessidades dos clientes que visitam o espaço com o objectivo do espaço.

 

A experiência no atendimento ao público

No meu caso funcionou dessa forma. Sou massoterapeuta e aromaterapeuta profissional e certificada e queria diferenciar o meu serviço de massagens, queria fazer algo diferente dos outros espaços. Para potenciar o efeito terapêutico das massagens comecei por utilizar os óleos essenciais também nas massagens e por difundir no meu espaço. E detectei que as pessoas começaram a identificar o meu espaço pelo cheiro e a dizerem que “cheira ao espaço da Patrícia”. A aromaterapia veio criar assim a minha marca própria e personalizada, marcar a diferença, porque desperta emoções, as pessoas associam rapidamente o cheiro ao espaço, fica-lhes na memória e não o esquecem.

Como o objectivo do meu espaço é o relaxamento, mal os clientes entram inconscientemente relaxam de imediato, mesmo antes do tratamento ou consulta.

E notei que depois do tratamento ou consulta as pessoas não se querem ir embora, sentem-se bem e inconscientemente querem permanecer por mais tempo no espaço. E voltam e recomendam-me a outras pessoas. Parece magia!

Por isso a utilização da aromaterapia em espaços de atendimento ao público pode ser uma forma de diferenciar o seu negócio, de marca a diferença, de fidelizar e captar clientes, de personalizar a sua marca própria.

Podem ser utilizados em ginásios, clínicas médicas e pediátricas, lares, salas de espera, escolas e infantários, comércio em geral, empresas, pois devido às propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, podem propiciar ao relaxamento, à tranquilidade, dar conforto ou motivar os clientes, limpar e purificar o ar, sendo um complemento ao objectivo dos espaços e ao trabalho dos profissionais.

 

Mas os óleos essenciais não podem ser utilizados de forma discriminada!

Têm contra-indicações e é necessário algumas precauções a ter mediante o tipo de cliente, o tamanho dos espaços, o tempo de difusão, saber identificar correctamente que tipo de óleos essenciais a utilizar, mediante as suas propriedades terapêuticas e o objectivo principal do espaço publico.

Se precisar de ajuda para aromatizar o seu espaço pode entrar em contacto comigo através das paginas @silktouch.pf ou @patriciafernandes.aroma ou pelo email silktouch.pf@gmail.com

Seguir o IPA

Este site usa cookies para melhorar e otimizar a experiência de utilização.