O que é a Aromaterapia?
A Aromaterapia é uma terapia Holística. Procura de uma forma integrada o equilíbrio físico, mental e emocional através dos óleos essenciais.
Os óleos essências são substâncias naturais, presentes nas plantas. São responsáveis pelos odores aromáticos que nós reconhecemos, e que é obtido através da destilação destas plantas aromáticas.
Além disso, têm também propriedades bioquímicas, eletromagnéticas, hormonais muito parecidas com a natureza humana. Desta forma agem tanto emocionalmente como fisicamente, harmonizando e fortalecendo o nosso corpo de modo subtil.
Saúde dos pés e a importância da Aromaterapia
Aliar a pedicure medicinal à Aromaterapia faz todo o sentido. Aproveitar o que de melhor os óleos essenciais nos dão, na prevenção e tratamento de vários problemas. A verdade é que os pés são uma zona sensível do nosso corpo. No entanto, é normal estes serem colocados em último na lista de prioridades. Como é óbvio isto não deveria acontecer. A saúde dos pés deveria estarem primeiro lugar.
São os nossos pés que nos levam a todo o lado
Os nossos pés são aqueles que «caladinhos no seu cantinho», aguentam todos os dias as nossas correrias. Andamos sempre de um lado para o outro, são os pés que sustentam os nossos maus hábitos. A nossa má alimentação, a variação das nossas emoções, tais como: Alegria, entusiasmo, tristeza, frustração, medos… Foi por esta razão que resolvi chamar a vossa atenção para aqueles que diariamente sustentam o nosso corpo e que para a maioria de nós são invisíveis.
As propriedades dos óleos essenciais importantes para a saúde dos pés
Os óleos essenciais têm muitas propriedades, entre elas bactericidas, fungicidas e cicatrizantes. Esta propriedades atuam na prevenção e tratamento dos pés, ao mesmo tempo que ajudam a equilibrar o desequilíbrio emocional. Este último é causado muitas vezes pelas patologias físicas. Manter os pés e a mente saudáveis são o segredo para ter saúde.
A importância da saúde dos pés – Aromaterapia e os óleos essenciais que deve usar
Deixo aqui 3 situações para que melhor possa entender como usar a aromaterapia na higienização e cuidados dos nossos pés: Transpiração excessiva; Mau odor; Fungos.
Os pés são as partes do corpo onde existem mais glândulas sudoríparas, podendo causar uma transpiração abundante. O suor produzido tem mais dificuldade de evaporar, mantendo os pés sempre com alguma humidade, favorecendo o crescimento de fungos e bactérias, para além do mau cheiro.
Transpiração Excessiva
Torna os pés o oásis perfeito para os fungos e bactérias se desenvolverem e causarem problemas futuros.
Como Prevenir/ Tratar:
- Alternar os dias da semana com sapatos diferentes – Desta forma eles poderem arejar e não ficarem propícios a colónias de bactérias.
- Usar de preferência meias de algodão, pois estas absorvem melhor a transpiração.
- Após lavar os pés, limpar bem entre os dedos para que não fique humidade.
- Fazer escalda-pés, pois estes são uma boa forma de estarmos atentos a alterações dos nossos pés. Para além disso conseguimos mantê-los higienizados e longe de possíveis bactérias e vírus.
Receita escalda pés:
- 60 gramas de sal grosso
- Meia chávena de erva aromática Camomila seca
- 12 gotas de óleo essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia) – Este OE tem propriedades relaxantes, calmante, é analgésico, anti-inflamatório, anti-infecioso, etc.
- Um alguidar/bacia, com água morna suficiente para cobrir os tornozelos
Mau odor
Este é provocado pela proliferação de bactérias nos nossos pés e que misturados com a nossa transpiração provoca o mau cheiro.
Como Prevenir/ Tratar:
- Os conselhos para prevenir são os mesmos usados no parágrafo da transpiração
Receita escalda pés:
- 8 gotas óleo essencial Cipreste (Cupressus sempervirens) tem propriedades antifúngicas, antimicrobiano, desodorizante e relaxante;
- 8 gotas óleo essencial Tea Tree (Melaleuca alternifolia) tem propriedade refrescantes e regenerativas.
- Uma bacia alta, com água morna suficiente para cobrir os tornozelos
- Misturar bem os óleos na água, durante 10 minutos, 3 vezes na semana.
Fungos
Os fungos nos pés são causados pelo excesso de humidade, aparece frequentemente em quem usa sapatos fechados.
Como Prevenir/ Tratar:
- Tendo os cuidados acima indicados
Receita escalda pés:
- Um frasco 10ml
- Óleo vegetal Amêndoas doces
- 10 gotas de óleo essencial Tea tree (Melaleuca alternifólia)
- 3 gotas de óleo essencial Patchouli (Pogostemon cablin)
- 2 gotas de óleo essencial Gengibre (Zinigiber officinale)
- 2 gotas de óleo essencial Bergamota (Citrus bergamia)
- Colocar no frasco todos os óleos essenciais e completar o frasco com o óleo vegetal, misturar bem e colocar no local onde tem o fungo, todos os dias até a pele ficar boa.
A importância da aromaterapia na saúde pés
Ao cuidar dos pés, estamos a melhorar fisicamente e emocionalmente a nossa vida tanto a nível pessoal como social. Espero que estas dicas sejam motivadoras para começar a experimentar e a verificar como a Aromaterapia é uma mais valia para os pés e consequentemente para o nosso bem estar.