AromaVoice – Episódio 1
Neste episódio estive à conversa com Ana Santos, que é aromaterapeuta e trabalha na área infantil. Falamos também como a carreira da Ana mudou depois da aromaterapia entrar na sua vida.
A Ana, mãe da pequena Maria, cruzou-se com a aromaterapia por motivos pouco agradáveis, a pequena Maria não era muito fã de dormir, digamos assim. Em completo desespero procurou ajuda e bateu a todas as portas. A aromaterapia, por ser uma terapia natural, despertou-lhe a atenção e experimentou. Até então os euros voavam para a farmácia, as idas ao hospital eram uma constante… e o cansaço era imenso!
Em sessão de aconselhamento a Ana falou-me das rotinas de sono da Maria e começámos a usar óleos essenciais. Não tardou muito até receber um excelente feedback da Ana. Os resultados foram céleres e a Ana não hesitou…
”Se deu certo no sono, também poderá dar certo nas crises respiratórias’’…
E foi assim que, num ápice, a pequena Maria melhorou substancialmente e a Ana, quase sem dar conta, começou a partilhar com amigos e conhecidos a sua experiência. Às duas por três já tinha contactos de outras mães que, tal como ela, também precisavam de ajuda.
Do nada viu-se abraços com a necessidade de saber mais, ter mais conhecimentos e perceber que há muito mais para além de perceber quais os óleos indicados e que o sintoma X não tem sempre a solução A.
Há toda uma anamnese, um processo, um contexto que deve ser individual e personalizado.
Como costumo dizer “a solução não está no frasco’’ a Aromaterapia é muito mais do que isso, e o excelente trabalho da Ana é a prova disso.
A dada altura, quando perguntei à Ana o que mudou com a certificação em Aromaterapia ela brindou-me uma frase espetacular e que vou guardar na memória, “um curso chave na mão”, adorei esta descrição.
E o que é isto de um “curso chave na mão”?
Pela voz da Ana..
“A certificação deu-me as ferramentas técnicas ao nível da aromaterapia para poder exercer enquanto aromaterapeuta com total segurança. Mas há mais…. Para além das ferramentas técnicas, a certificação deu-me ferramentas ao nível da comunicação e da presença para poder começar a trabalhar de imediato’’.
Conversar com a Ana foi espetacular, ouvir na primeira pessoa um testemunho de uma mudança radical de vida por intermédio da aromaterapia deixou-me tão orgulhosa!
A verdade é que a Ana tem a agenda cheia e até já faz sessões de grupo. E como já lhe consegui passar o “bichinho” da aprendizagem contínua, a Ana é formanda da Especialização do IPA, no Núcleo de Saúde infantil.
Quando perguntei à Ana, se tinha ideia de quantas mães já ajudou fui surpreendida… 800!!
Parabéns, Ana! Que orgulho assistir de perto ao teu percurso e escalada pelo mundo da Aromaterapia e ver a extraordinária empreendedora que te tornaste!