Será que é mesmo possível ter mais energia com ajuda da Aromaterapia? Ter energia para enfrentarmos os nossos dias é um recurso procurado por muitos de nós.
Qual é a importância de ter rotinas?
Criar rotinas é fundamental para o nosso equilíbrio. Afinal, é durante a noite que o nosso corpo recarrega as nossas baterias de energia.
Outro passo importante é começarmos a identificar o que nos retira energia durante o dia.
São diversas as situações que nos desviam a vitalidade. Exemplo disso são as preocupações, emoções reprimidas, tentar controlar tudo, excesso de açúcar, dependências de comida, redes sociais, jogos, medicamentos etc..
Também eu percebi que não estava a fazer tudo bem
Posso partilhar que, após esta minha análise, percebi que também eu precisava de fazer mudanças. Em primeiro lugar destacou-se o facto de não ter as rotinas de saúde mais adequadas. Além disso, preocupava-me demasiado com certas situações diárias.
Quando decidimos olhar para a nossa vida é que conseguimos trazer clareza. Apenas desta forma podemos começar a fazer mudanças benéficas.
A capacidade de pensarmos é uma das coisas mais preciosa que temos, sem ela seriamos só uma espécie animal.
Afinal, qual é o papel da Aromaterapia na nossa energia?
A Aromaterapia veio ajudar-me em várias fases do dia para conseguir otimizar os meus níveis de energia. Em outras palavras, tive de alterar hábitos e os Óleos Essenciais ajudaram-me muito neste processo.
Só para exemplificar, acordava sempre com muita moleza. O despertar, abrir os olhos e agir com destreza era difícil para mim. Foi sobretudo aqui que me foquei de início e os resultados foram imediatos.
A minha nova rotina com óleos essenciais
Primeiramente comecei a colocar no meu difusor o Óleo Essencial de Hortelã Pimenta (Mentha piperita) enquanto tomava o pequeno-almoço. Inegavelmente comecei a despertar com mais energia e sem a sensação de fadiga.
Este é um Óleo com efeitos estimulantes e revigorantes que me ajudou durante uma fase da minha vida. Agora o meu corpo já faz o processo de despertar mais rápido e já não preciso dele com tanta regularidade.
Como funcionam os Óleos Essenciais no nosso corpo?
Os Óleos Essenciais, ajudam-nos em determinados momentos e não criam habituação.
O nosso corpo trabalha em sintonia com os Óleos Essenciais. São a simbiose perfeita para encontrarmos o bem-estar que pretendemos.
Durante o dia também podemos recorrer aos Óleos Essenciais através da difusão passiva. Por exemplo, podemos colocar umas gotas de Óleo Essencial em pedras de lava difusoras ou em panos de algodão, criar sprays com água ou álcool e também fazer inalações diretamente do frasco.
A Aromaterapia é tão versátil que nos dá a possibilidade de aplicar os Óleos Essenciais topicamente criando sinergias.
Que Óleos Essenciais devemos usar em determinada situação?
Reequilibro do corpo
Podemos utilizar o Óleo Essencial de Petit-grain (Citrus Aurantium) que nos ajuda a reequilibrar o nosso corpo após as preocupações geradas ao longo do dia, diminuir o stress e ansiedade.
Ajuda-nos a restaurar a nossa autoconfiança para continuarmos com a energia necessária para os restantes desafios do dia a dia. Mesmo que seja apenas pelo simples fato de chegar a casa, organizar o jantar e programar o dia seguinte. São simples ações, mas necessitamos de uma determinada quantidade de energia para as executarmos.
Foco e concentração
Para os momentos em que precisamos de mais foco e concentração para determinadas tarefas, o Óleo Essencial de Alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma excelente opção. Este é um Óleo Essencial muito utilizado para nos auxiliar na memória. É um excelente aliado para o nosso cérebro, dá-nos clareza ao pensamento quando estamos confusos, com fadiga mental e com dúvidas.
Como ter mais energia com ajuda da Aromaterapia?
Criar novos hábitos aliados à Aromaterapia é um processo que pode ser desafiante no início, mas quando são aplicados temos resultados benéficos. Uma simples mudança na nossa rotina diária pode mudar por completo a nossa vida. Dia após dia, a nossa vida vai sendo construída.
Cada um de nós é responsável pelas escolhas que faz diariamente, hoje o desafio é refletirmos nas escolhas que fazemos.
Lembre-se que a utilização de óleos essenciais deve ser sempre feita com o seguimento de um Aromaterapeuta Profissional. Alguns dos óleos mencionados merecem uma atenção reforçada para a sua utilização, de forma a perceber os cuidados a ter com crianças, adultos com doenças diagnosticadas, bem como na aplicação tópica.
Liliana Costa