Ao longo da pandemia vivemos um período de muitos desafios, medos e incertezas. Por conseguinte, a nossa saúde física ficou vulnerável. Igualmente, a estabilidade emocional foi algo difícil de garantir.
Embora a medicação alopática, como os ansiolíticos, sejam ainda aconselhados, hoje em dia já existem outras opções.
Ou seja, existem alternativas naturais que podem ajudar a recuperar o bem-estar da mente e por consequência, o bem-estar físico.
Assim sendo, a aromaterapia pode ser a sua maior aliada para superar estes tempos difíceis!
Como os óleos essenciais ajudam a recuperar o bem-estar e a estabilidade emocional
Ansiedade, depressão, stress. Estes são alguns dos distúrbios psicológicos mais diagnosticados atualmente. Quem sofre com estas condições acaba por desencadear sintomas de desequilíbrio emocional.
Tal desequilíbrio é caracterizado por um estado de agitação e nervosismo que prejudica a saúde e afeta o desempenho até mesmo nas tarefas simples do dia-a-dia.
A aromaterapia pode assim auxiliar no restabelecimento da saúde mental e ajudar a manter a estabilidade emocional.
Os óleos são dotados de propriedades benéficas para fins terapêuticos, sendo, inclusive, muito recomendados quando se quer tratar questões emocionais.
Como atuam os óleos essenciais?
Ao inalar um óleo essencial, as moléculas aromáticas nele presentes entram com facilidade pelas narinas. De seguida, dissolvem-se no muco nasal e são capturadas pelo bulbo olfatório.
Ocorre, então, uma sequência de reações químicas que ativam imediatamente algumas áreas do sistema nervoso central.
Neste processo, o sistema límbico é uma das áreas ativadas. É então desta forma ativado o grupo de estruturas nervosas responsáveis pelas emoções e memória.
Tal acontece pois os óleos essenciais possuem um mecanismo de ação que incentiva a produção de alguns neurotransmissores no sistema nervoso.
Conforme o resultado de estudos e pesquisas realizadas nos últimos anos, os óleos essenciais podem atuar em diversas vias neurológicas, aliviando:
- Stress;
- Insónia;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Medo…
Óleos que ajudam a manter a estabilidade emocional
Surpreendentemente, são muitos os óleos essenciais que agem no combate aos sintomas de ansiedade e stress. Entre eles, existem alguns de uso mais comum e para diferentes situações. Assim, eis alguns óleos essenciais que pode incluir na sua rotina diária e de forma a obter equilíbrio e bem-estar mental.
1 - Óleo de Melissa (Melissa officinalis)
A melissa (Melissa officinalis), também conhecida como erva-cidreira, é uma das plantas selecionadas. Apesar de já ser tradicionalmente utilizada para fins medicinais, é também uma das plantas muito cultivadas. O Óleo Essencial de Melissa ajuda, por exemplo, a acalmar e aliviar a tensão e os nervos. Outra das suas propriedades é também proporcionar sensações de relaxamento e ânimo.
Sem dúvida que, ao precisar de calma e tranquilidade para organizar os pensamentos, este é o óleo recomendado.
A Lavanda ou Alfazema (Lavandula angustifolia) dá origem a um dos óleos essenciais mais conhecidos e utilizados na Aromaterapia.
Esta é uma planta tradicionalmente reconhecida principalmente pelas suas propriedades calmantes e relaxantes. Contribui para a saúde emocional, promovendo autoconsciência. Ao mesmo tempo, ajuda no alívio da sensação de tensão.
O óleo essencial de Ylang-Ylang é produzido a partir de uma flor amarela que cresce na árvore da espécie Cananga odorata.
Com um aroma revitalizante ajuda a acalmar e a melhorar a disposição. Além disso, estimula sentimentos de coragem e otimismo.
A bergamota é uma fruta, cujo nome científico é Citrus aurantium. O óleo essencial pode ser extraído das flores, folhas, sementes e casca.
Alguns estudos demonstram que pode ser capaz de reduzir os níveis de glicocorticoides no organismo, hormonas responsáveis pelo aumento da ansiedade e do stress.
Além destes, existem imensos óleos essenciais que ajudam no restabelecimento do equilíbrio emocional. Consoante o caso, é também possível combiná-los em sinergias. Desta forma são potencializadas as propriedades e benefícios à saúde.
Caso queira saber mais como é possível manter-se emocionalmente estável, pode entrar em contacto com a Lara Prazeres.