As novas tecnologias já mostraram que são ótimas aliadas em várias áreas da nossa vida e a saúde e o bem estar não são exceção. O aconselhamento à distância de um clique é sem dúvida algo que todos devemos aproveitar.
No passado já eram uma ajuda preciosa em vários serviços, no entanto, com a pandemia acabou por acelerar ainda mais este processo de ‘informatização’.
A área da saúde, quer convencional quer complementar, não foi exceção e também ela se rendeu às mais valias do online.
O fim das distâncias físicas
Quantas vezes já lhe aconteceu querer muito usufruir de um serviço e, por uma questão geográfica, ser impedido? Certamente que imensas!
A tecnologia, com as suas imensas vantagens veio, precisamente, possibilitar um conjunto de oportunidades de crescimento de vários serviços e o aconselhamento em Aromaterapia é, indubitavelmente um deles.
Sendo eu formadora na área da Aromaterapia, não posso deixar de mencionar o aumento considerável de aconselhamentos que os meus Aromaterapeutas, felizmente, conseguiram com toda esta mudança de paradigma na saúde.
Imagino que, para algumas pessoas a questão do aconselhamento à distância ainda cause alguma estranheza. É natural! A mudança é um processo – Já dizia Fernando Pessoa, ‘’primeiro estranha-se, depois entranha-se”.
Por que deve ter aconselhamento à distância de um clique?
Para que não restem dúvidas partilho 3 motivos pelos quais PODE e DEVE fazer aconselhamento em Aromaterapia à distância:
1 – Somos seres singulares
Logo, não existem dois aconselhamentos iguais. Muitas vezes as pessoas têm dificuldade em perceber quando digo ‘’é melhor agendarmos um aconselhamento’’, acham que não as quero ajudar. Não podiam estar mais erradas!
O aconselhamento é fundamental para perceber, em primeiro lugar, se existe um diagnóstico médico e, posteriormente, para ser realizada uma anamnese criteriosa. Só depois será delineada um tratamento específico e adaptado às necessidades de cada pessoa.
2 – Compatibilidade
Dado que o aconselhamento do aromaterapeuta não envolve palpação ou exames complementares de diagnóstico, mas sim toda uma anamnese específica e própria da aromaterapia, todo o processo de aconselhamento pode perfeitamente ser elaborado à distância.
Claro que há condições ‘obrigatórias’’: local calmo e reservado, boa ligação à internet e webcam, tudo de forma a que a comunicação flua sem ruído.
3 – Facilidade e especialidade
Da mesma forma que quando temos uma dor de dentes vamos ao médico dentista, também na aromaterapia deve procurar um aromaterapeuta especializado. Este profissional deve ser da área que, consoante o motivo pelo qual precisa de ajuda, lhe faz sentido procurar.
O Instituto Português de Aromaterapia, consciente da importância de formar aromaterapeutas especializados, faz precisamente esta divisão por especialidade: oncologia, saúde infantil, alimentação, prevenção, entre outras.
Aconselhamento à distância de um clique é o caminho!
Como vê não precisa de perder tempo a procurar um especialista, ou de se deslocar da sua zona de residência para conseguir um aconselhamento com um profissional acreditado e certificado. Pode ficar aí mesmo, sentado confortavelmente e fazer a sua marcação. Simples, rápido e prático!