Stress Ansiedade depressão

Aromaterapia no Stress, Ansiedade e Depressão

O stress, a ansiedade e a depressão são cada vez mais comuns e diagnosticados nos dias de hoje. Descobre como a Aromaterapia pode ajudar.
Tempo de leitura: 4 minutos

A Aromaterapia é uma Medicina natural que utiliza óleos essenciais, óleos vegetais e hidrolatos, retirados das plantas no seu estado mais puro, através da destilação apropriada.

O stress, a ansiedade e a depressão são cada vez mais comuns e diagnosticados nos dias de hoje. Partilho contigo algumas soluções práticas que podem ajudar nos diferentes casos.

STRESS

O Stress normalmente surge duma questão externa podendo ser leve ou grave, sendo que o stress leve é aquele que todo o ser humano já experienciou em qualquer momento da sua vida.

O Stress leve pode surgir quando sabemos que vamos chegar atrasados a uma reunião ou porque alguém nos diz algo que não queremos ouvir. Mesmo sendo algo que interfere com as nossas emoções, é um Stress que todos nós conseguimos gerir com alguma boa vontade e sabedoria. Na minha opinião, pode até ser benéfico uma vez que nos dá um impulso para fazermos o que precisa ser feito e mudar o que precisa ser mudado.

A Aromaterapia preventiva pode e deve ser feita mesmo sem que haja sintomas ou queixas a nível de saúde.

Existem três formas de usar os óleos essenciais de forma a ajudar no nosso quotidiano:

  • Usar um Difusor activo em casa, apropriado e seguro para difundir os óleos essenciais, para que toda a família possa usufruir dos seus benefícios terapêuticos;
  • Ter um difusor passivo em que se pode usar apenas uma gota de óleo essencial, como um colar ou pulseira próprios
  • Colocar uma gota de óleo essencial na palma da mão, esfregar as mãos uma na outra e fazer algumas inalações profundamente

Eis 2 Óleos essenciais que devem estar sempre por perto!

Se por um lado temos o Óleo Essencial de Lavanda Verdadeira (Lavandula angustifolia) com efeitos calmantes e muitos outros benefícios, o Óleo Essencial de Laranja Selvagem (Citrus sinensis) ajuda no bem-estar e alegria ajudando a manter a saúde geral do nosso corpo.

O Stress grave é aquele que praticamente se torna permanente na vida de uma pessoa no seu dia-a-dia. Podendo até levar à perda de controlo sobre si mesmo, a pessoa começa a ter sintomas físicos e emocionais. Embora o nosso corpo esteja programado para dar os sinais de alerta, estes nem sempre são percetíveis de entender.

Neste caso, o Óleo Essencial de Tangerina (Citrus reticulata) acalma e também dá ânimo e o Óleo Essencial de Camomila Romana (Anthemis nobilis) dá um ótimo suporte a nível emocional.

Stress Ansiedade Depressão

ANSIEDADE:

Normalmente a ansiedade vem de uma questão interna. Pode advir do excesso de Stress e as emoções que ele nos despoleta. Por sua vez, estas emoções vão provocar reações no organismo de tal forma que o corpo, mente e espirito entram em desequilíbrio.

A ansiedade poderá manifestar-se com alguns destes sintomas: insónias, dores de cabeça regulares, tonturas, enjoos, dor no peito e falta de ar, dores musculares, queda de cabelo fora do habitual, Irritação da pele, alterações na tensão arterial, chega a causar ataques de pânico, entre outros.

Os sintomas vão sempre depender de pessoa para pessoa. 

Em casos de ansiedade, de forma a termos uma ajuda de forma natural e não invasiva, os óleos essenciais de Bergamota ou Vetiver podem ser uma excelente opção.

O Óleo Essencial de Bergamota (Citrus bergamia) neste caso funciona muito bem pois é um ótimo antidepressivo. O Óleo Essencial de Vetiver (Vetiveria zizanioides) é uma boa opção pois atua em alguns sintomas associados.

Existem outros óleos essenciais, ou até sinergias que também podem ser excelentes em casos de ansiedade. Esse tipo de avaliação deve ser realizada por um Aromaterapia Profissional Certificado, pois será sempre necessário perceber qual o real motivo da ansiedade e tratar através da causa.

DEPRESSÃO:

Na maior parte das pessoas, a Depressão é algo que pode ser ignorado por muito tempo! Quem dela sofre normalmente não se apercebe assim tão facilmente! Numa grande parte dos casos são outras pessoas que as alertam para a necessidade que elas têm de pedir ajuda.

Ao entrar numa Depressão a pessoa começa por ficar com a sua autoestima muito fragilizada. Entra mesmo numa fase de tristeza em que lhe parece que ninguém a entende e que o mundo já não é um lugar bom para se viver.

Pode não haver evidências físicas, mas pode causar uma série de alterações químicas no cérebro. No entanto, cientificamente, por vezes não existem respostas concretas sobre como surgem estas alterações.

Na minha opinião, o momento certo para se evitar chegar a uma Depressão, será aquando uma pessoa sente e perceciona que o seu Stress está a aumentar desmedidamente. Nessa altura deverá tomar as devidas precauções, consultando o seu médico e, se possível, procurar ajuda na Terapia Complementar.

Este seria um bom momento para recorrer aos benefícios da Aromaterapia. Sem dúvida que a Aromaterapia pode ajudar tanto na prevenção, como complementar as recomendações médicas. A prevenção é a chave para que o seu estado não se agrave e não chegue a casos extremos como a Ansiedade ou Depressão.

Tanto para prevenção como no acompanhamento complementar, existem dois excelentes óleos essenciais que podemos utilizar. O Óleo Essencial de Olíbano (Boswellia frereana) por ser um excelente regenerador e o Óleo Essencial de Alecrim (Rosmarinus officinalis) pois melhora a função cerebral.

A toma de Suplementos Naturais pode também ser uma ótima ajuda no equilíbrio do Sistema Nervoso Central.

 

Seja qual for o caso, o acompanhamento médico é essencial para poder diagnosticar, tratar e acompanhar. No entanto, o acompanhamento de um Aromaterapeuta Profissional pode ajudar imenso com soluções naturais, reduzindo ou até evitando a medicação alopática. 

 
A Aromaterapeuta,
Carlota Silva

 

Seguir o IPA

Este site usa cookies para melhorar e otimizar a experiência de utilização.